terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto monitoria.

Clases de español. El alumno Raul Cavalcante del 3º año A.

Apresentação.
       Cada vez mais empresas valorizam o conhecimento do espanhol por parte de seus empregados, um idioma que dá acesso a um dos mercados de maior crescimento no mundo. Pensando em tudo isso, queremos realizar um Projeto voltado para o estudo da língua espanhola, possibilitando o acesso a informações e conhecimentos sobre a Espanha e países da América Latina. O projeto de monitoria da disciplina de espanhol na Escola de Ensino Fundamental e Médio Franklin Távora na cidade de Itapiúna tem como meta contribuir para a formação educacional dos alunos, ampliando estudos sobre o espanhol.
Justificativa
      A Língua Espanhola apresenta-se enquanto realidade heterogênea quanto a sua compreensão por parte dos alunos. De um lado, há alunos de nível avançado, por outro, a maioria dão os primeiros passos no aprendizado em espanhol. Diante desse quadro, a monitoria terá dois vieses: será uma forma de reforçar o domínio da língua pelos alunos que precisam consolidar uma base de conhecimento quanto a ela e, por sua vez, desenvolver um aprendizado por parte dos próprios monitores em relação às estratégias de ensino e de aprimoramento na língua espanhola. Por um lado, buscamos um aprimoramento da turma da Monitoria, nas quais o domínio avançado das destrezas da língua (ouvir, falar, ler e escrever) é um componente fundamental para o futuro dos alunos. Por outro, os monitores desenvolvem um estudo aprimorado das estratégias de ensino e da sua implantação na sala de aula. Com isso abrem as possibilidades para posteriores aprendizagens da língua espanhola. 
Objetivos.
Oferecer oportunidade para que os alunos monitores desenvolvam o aprendizado na língua espanhola em leitura, fala e escrita.
Capacitar os alunos monitores para fornecerem auxílio nas aulas da disciplina.
Possibilitar aos alunos monitores integrados ao projeto o conhecimento de leitura, escrita e dialogo em língua espanhola, desenvolvendo diversas atividades.
Elaborar estudos dirigidos na sala de aula no horário das aulas de espanhol.
Apoiar as atividades realizadas no ambiente escolar.
Usar a língua espanhola como meio de acesso ao conhecimento e a informação nos três níveis – interativa, textual e gramatical – a partir de textos em uso.
Assinalar a importância da utilização dos recursos gramaticais, facilitadores da expressão verbal.
Familiarizar o aluno com as características, costumes, tradições e sociedade.
Tempo necessário.
 3 horas por semana ( Curso de Monitoria), duas horas aulas em turmas especificas, totalizando 5 horas semanais.
Atribuições do Monitor.
* Auxiliar alunos que o procurem para solucionar dúvidas relacionadas ao processo de aprendizagem do idioma;
* Auxiliar o professor;
* Anotar as dúvidas dos alunos quando não for possível saná-las no momento e retomar o assunto posteriormente;
* Divulgar a sua participação no projeto;
* Participar das reuniões coletivas.
* Participar do curso de monitoria.
* Participar das atividades escolares.
  Ass: Profº. Amadeu Cardoso.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário