terça-feira, 24 de outubro de 2017

2 ANO A M - SOCIOLOGIA


Poder, o potencial que uma pessoa tem de fazer com outras pessoas, ou que as outras façam o que ela quer e de evitar ser forçada a fazer o que não quer, é um assunto controverso, que desperta fortes reações. Enquanto o vêem como algo natural, inerente a vida das empresas, dos outros o consideram como algo ilegítimo, não nobre e prejudicial.
Poder disciplinar: com a intenção de tornar o sujeito dócil, no sentido de adestrá-lo, modificá-lo, treiná-lo, adaptá-lo e sujeitá-lo com a intenção de atingir uma maior eficiência produtiva.
Alguns exemplos: instituições fechadas e dotadas de regras, como: presídios, escolas, quartéis, fabricas...



QUEM É FOUCAULT?


Controle social


Nossas sociedades dispõem de mecanismos para controlar nosso comportamento de acordo com as normas e valores estabelecidos no meio social.


Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos. Além disso, esses mesmos mecanismos servem como forma de intervenção diante das possíveis mudanças que porventura venham a se desenrolar no meio social. Nesse caso, as ferramentas de controle social induzem a conformidade do sujeito com a sua nova realidade, seja de forma positiva, seja de forma negativa.

Michel Foucault e sua obra “Vigiar e punir".

Esse tipo de controle, no entanto, é dependente de um processo de socialização bem construído. Sendo essa socialização realizada de forma suficiente, o indivíduo passa a tornar-se vigia de seus próprios comportamentos. O filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedicou sua obra “Vigiar e punir”(1999) para o entendimento das formas de controle social externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição. O produto desse processo, quando bem-sucedido, seria um sujeito dócil e “útil” ao seu contexto social.

O controle social é, portanto, um conjunto entre formas externas de intervenção no comportamento do sujeito desviante (como o criminoso que é detido pela polícia) e um processo de construção de uma consciência guiada pelas regras e normas de uma sociedade. Essas formas de controle exercem força sobre a nossa individualidade, de forma que quase sempre delimitamos nossas ações de acordo com o que aprendemos ser certo ou errado.

QUAIS OS TRÊS PODERES QUE CONTROLAM A SOCIEDADE DEMOCRÁTICA?

Música
ENGENHEIROS DO HAWAÍ


RESUMO


BOA SORTE

ATIVIDADE 








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